Na prática os produtos Spanjaard, formam uma camada protectora e lubrificante de moléculas de Sulfureto Molibdénio nas superfícies metálicas, da seguinte maneira:
As moléculas de Bi-sulfureto Molibdénio (MoS2), ordenam-se entre si em camadas, numa estrutura laminar em que cada átomo de molibdénio, é “sandwichado” entre dois átomos de enxofre. Os átomos de enxofre são atraídos para o metal e ai se depositam, à face de cada uma das superfícies adjacentes. Entre essas duas lâminas protectoras, formam-se outras camadas de moléculas lubrificantes.
AS ligações enxofre-metal são muito fortes. Contrapondo, as ligações enxofre-enxofre entre as moléculas adjacentes são muito fracas.
Assim, se desenvolvem nas duas superfícies, uma camada protectora de moléculas de Bi-sulfureto Molibdénio. Uma autêntica capa de moléculas lubrificantes e altamente resistentes, deslizantes entre si. Desta maneira, previne-se o contacto directo metal-metal, baixa-se consideravelmente o coeficiente atrito, consequentemente elimina-se aquecimentos locais, diminui-se o desgaste entre as superfícies em contacto e promove a protecção anti-corrosiva. Mesmo em condições muito severas de pressão (carga), temperatura (superior a 450ºC), em ambientes molhados (incluindo ambientes Ácidos e Alcalinos).
O raio molecular do Bi-sulfureto Molibdénio é tal, que uma pelicula de MoS2 com a espessura de uma milésima de polegada, têm aproximadamente 40,000 capas protectoras de lubrificante.
O “chapeado” de Bi-sulfureto Molibdénio, é de facto um separador de uma força imensa, com índice de resistência superior ao da maioria dos metais…e mais, possui um baixo coeficiente de atrito entre 0.3 e 0.6, o qual aumenta a eficiência de lubrificação combinado com uma melhor protecção de superficies.